SAÚDE DO HOMEM

Campanha Novembro Azul reforça atenção integral à saúde masculina em Maceió

Iniciativa mobiliza unidades de saúde e promove ações educativas para incentivar exames preventivos e hábitos saudáveis entre os homens

Publicado em 07/11/2025 às 13:09
Novembro Azul busca conscientizar população masculina sobre cuidados com a saúde. Arte: Ascom SMS

Com o objetivo de promover a saúde masculina e incentivar o cuidado preventivo, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Programa de Atenção à Saúde Integral do Homem, iniciou as atividades da campanha Novembro Azul em Maceió. O mês é dedicado à conscientização sobre a saúde do homem, com foco especial na prevenção ao câncer de próstata.

Neste ano de 2025, o tema definido pelo Ministério da Saúde para ser trabalhado nas Unidades de Saúde é “Atenção Primária e a Prevenção de Violências e Acidentes com Homens”. A proposta reforça a importância de uma abordagem ampliada, que considere não apenas o aspecto físico, mas também os fatores sociais, emocionais e comportamentais que impactam a saúde masculina.

“Queremos proporcionar um cuidado integral ao público masculino que necessita dos serviços de saúde. As unidades de saúde são fundamentais para garantir essa assistência, oferecendo atendimentos, ações educativas, rodas de conversa e outras estratégias que fortaleçam o vínculo dos homens com a Atenção Primária à Saúde, estimulando o autocuidado e a prevenção”, destaca Camila Calaça, responsável técnica pelo Programa de Saúde do Homem.

Segundo Calaça, durante todo o mês de novembro, as Unidades de Saúde irão trabalhar a temática da campanha em suas atividades, e todas as 24 unidades do Corujão priorizarão o atendimento ao público masculino.

Além das unidades de saúde, o Novembro Azul será abordado em diversos espaços da capital alagoana, onde equipes da SMS levarão serviços como palestras educativas, atualização do calendário vacinal, testes rápidos de HIV/Aids e sífilis, aferição de pressão arterial, glicemia capilar, ventosaterapia e orientações nutricionais e de saúde bucal.

Sobre a campanha

Reconhecida mundialmente, a campanha Novembro Azul chama a atenção para os cuidados com a saúde do homem, especialmente para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Apesar dos avanços médicos, a doença ainda preocupa: segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa para o triênio 2023-2025 é de 71.730 novos casos por ano no Brasil, o que representa um risco estimado de 67,86 casos para cada 100 mil homens. Trata-se do câncer mais incidente entre a população masculina, excluindo tumores de pele não melanoma, e o segundo que mais causa mortes entre homens no país.

As ações desenvolvidas ao longo do mês de novembro buscam ampliar a conscientização sobre o câncer de próstata e a importância do diagnóstico precoce. De acordo com o INCA, a estimativa é de 15 mil mortes anuais decorrentes da doença no Brasil.

Confira a programação do Novembro Azul em Maceió:

10/11 - Ação de Saúde no galpão do Aterro Sanitário;

11/11 - Palestra no Centro POP 2;

12/11 - Palestra no Centro POP 3;

17/11 - Palestra para estudantes do Colégio Cid System;

18/11 - Ação de Saúde no Palácio de Ranquines;

19/11 - Ação de Saúde no Palácio de Ranquines e palestra UDA UNCISAL;

24/11 - Palestra no Parque da Mulher (Jatiúca);

25/11 - Palestra na Pestalozzi de Maceió.