Israel devolve corpos de 15 palestinos a Gaza em acordo de cessar-fogo
Entrega dos restos mortais ocorre após devolução do corpo de refém israelense; identificação das vítimas segue dificultada pela falta de kits de DNA
Autoridades hospitalares da Faixa de Gaza receberam neste sábado, 8, os corpos de 15 palestinos devolvidos por Israel, conforme os termos do acordo de cessar-fogo mediado pelos Estados Unidos. A restituição ocorre um dia após militantes palestinos entregarem o corpo de um refém israelense.
De acordo com o pacto, Israel devolve os restos mortais de 15 palestinos para cada refém israelense que retorna ao país. Os corpos foram encaminhados ao Hospital Nasser, em Khan Younis.
Até o momento, segundo a Cruz Vermelha e o Ministério da Saúde de Gaza, Israel já entregou os corpos de 285 palestinos.
As autoridades de saúde locais têm enfrentado dificuldades para identificar as vítimas devido à falta de kits de DNA. Apenas 84 corpos puderam ser identificados até agora.
O ataque conduzido pelo Hamas ao sul de Israel, em 2023, resultou na morte de cerca de 1,2 mil pessoas e no sequestro de 251 reféns. Em resposta, a ofensiva militar israelense já deixou mais de 68,8 mil palestinos mortos em Gaza, segundo dados do Ministério da Saúde da região.
O Ministério da Saúde de Gaza, administrado pelo Hamas e composto por profissionais médicos, mantém registros detalhados das vítimas, geralmente considerados confiáveis por especialistas independentes.
Com informações da AP