Urbanização do Salgadinho avança com conclusão do saneamento e canalização
Etapa de saneamento chega a 99% dos serviços executados; canalização atinge 95% e urbanização está com 45% de execução
O programa Renasce Salgadinho, maior iniciativa ambiental de Maceió, segue avançando com as obras de saneamento e canalização, que já estão na reta final. Enquanto o riacho é recuperado, as intervenções de urbanização ganham ritmo acelerado ao redor da Avenida Deputado Humberto Mendes, no bairro do Poço, onde está sendo implantado um parque linear com 30.158 m².
Atualmente, a etapa de urbanização registra 45% de execução. As lajes das travessias, que servirão como áreas de convivência e contemplação, estão em fase final de instalação. Além disso, melhorias no sistema de drenagem ao longo da avenida já foram realizadas.
Os serviços, conduzidos pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), abrangem a recuperação das vias próximas à Avenida Deputado Humberto Mendes, a construção de seis travessias e sete decks de contemplação, além de áreas de lazer equipadas com academias, playgrounds e mobiliário urbano moderno.
Saneamento
A etapa de saneamento do Renasce Salgadinho atingiu 99% dos serviços concluídos. Foram construídas cinco estações elevatórias nos riachos Águas Férreas, Sapo, Gulandi, Pau d’Arco e Reginaldo, restando apenas detalhes finais da automação das estações, que irão bombear os efluentes por meio de tubulações até a estação de tratamento de esgoto e o emissário submarino, localizado na praia do Sobral. O emissário, por sua vez, lançará o esgoto tratado no mar, distante da faixa costeira.
Mais de 7 km de tubulações foram implantados para conduzir o esgoto retirado dos riachos. Toda a conexão da tubulação com a estação de tratamento e o emissário submarino já foi realizada. No momento, a concessionária BRK trabalha na montagem das bombas para que o sistema entre em operação em breve.
Com as cinco estações elevatórias em funcionamento, cerca de 30 mil litros de esgoto por minuto serão bombeados, em tempo seco, para a estação de tratamento da BRK, evitando que os efluentes cheguem às praias de Cruz das Almas e da Avenida.
“É, sem dúvida, uma obra ambiental completa, que além de recuperar o Salgadinho está revitalizando todo o seu entorno, trazendo vida e beleza a um local que por muitos anos foi sinônimo de poluição e de vergonha para nossa cidade”, afirma o vice-prefeito de Maceió e titular da Seminfra, Rodrigo Cunha.
Canalização
A canalização do Salgadinho, que abrange cerca de 1 km nas proximidades do Ministério Público Estadual, já alcançou 95% de conclusão. As obras incluíram desde a escavação e estabilização do leito até a construção do canal com paredes e piso em peças pré-moldadas de concreto.
O solo do riacho foi reforçado com pedras, sobre as quais foram instaladas as placas de concreto pré-moldado, garantindo maior segurança e regularização do fundo do canal. Atualmente, está em andamento a execução das vigas de travamento superiores nas laterais do canal, o que assegurará a estabilidade e integridade estrutural da obra.