REPERCUSSÃO INTERNACIONAL

Diplomata russa ironiza Biden após fala sobre 'reis em democracias' e cita Charles III

Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia critica declaração de Joe Biden e questiona legitimidade das monarquias europeias aliadas dos EUA

Por Sputinik Brasil Publicado em 08/11/2025 às 10:43
© telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

Durante discurso realizado nesta quinta-feira (7), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, criticou seu antecessor Donald Trump e afirmou: "Isto é democracia, e a verdade dos fatos é que não há reis em democracias, nenhuns". A fala de Biden, no entanto, gerou reações internacionais ao contradizer o fato de várias monarquias europeias serem consideradas democracias e aliadas dos EUA.

A representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, ironizou a declaração de Biden. "Alguém despertou Biden, e ele declarou, literalmente: 'Não há reis em democracias'. Alvejava Trump, mas atacou o outro lado do oceano. Esperamos quando o rei [britânico] Charles III acordar e descobrir do seu amigo Joe que não há democracia no Reino Unido: ou há monarquia, ou há democracia", disse Zakharova, em tom de deboche.

Zakharova ainda ironizou que, diante dessa lógica, a Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa deveria adotar uma resolução condenando países como Espanha, Países Baixos, Bélgica, Dinamarca, Suécia e outras monarquias europeias por suposto retrocesso democrático.