ALERTA ESTRATÉGICO

Chefe do Pentágono aponta possíveis alvos em caso de ataque aos EUA

Secretário destaca vulnerabilidades logísticas e alerta para avanço naval da China

Por Sputinik Brasil Publicado em 08/11/2025 às 11:20
© AP Photo / Thomas Padilla

O secretário da Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, afirmou que, em um cenário de ataque ao país, os principais alvos seriam as linhas de suprimentos, armazéns e sistemas de informação. Segundo Hegseth, a capacidade dos EUA de conduzir operações de combate depende do funcionamento eficiente da cadeia logística.

“Só podemos conduzir operações de combate enquanto a nossa logística nos apoiar. Nossos adversários sabem disso, e eles vão atacar nossas rotas de abastecimento, portos, aeródromos, armazéns e sistemas de informação para nos desorganizar”, declarou Hegseth durante um discurso dirigido a líderes da indústria, militares e autoridades do governo.

Em depoimento anterior ao Comitê de Serviços Armados da Câmara, Hegseth já havia alertado para a deterioração da superioridade marítima dos EUA, citando o declínio prolongado da indústria de construção e reparo naval no país.

O secretário também destacou que os Estados Unidos estão em desvantagem em relação à China no setor naval, ressaltando a grande capacidade de construção chinesa e a frota significativamente mais moderna do país asiático.