DESASTRE NATURAL

Gleisi anuncia ida de ministros ao Paraná após tornado; missão é levar apoio do governo

Comitiva federal visitará Rio Bonito do Iguaçu para prestar assistência humanitária e iniciar reconstrução após tragédia que deixou seis mortos e centenas de feridos.

Publicado em 08/11/2025 às 11:19
Gleisi Hoffmann Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, anunciou neste sábado (8) o envio de uma comitiva de autoridades federais a Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, após o município ser atingido por um tornado que deixou seis mortos e mais de 430 feridos.

De acordo com Gleisi, a missão da equipe é levar apoio do governo às vítimas, garantir socorro imediato e oferecer ajuda humanitária, além de iniciar procedimentos para a reconstrução da cidade, que possui cerca de 14 mil habitantes.

Além da ministra, integram a comitiva o ministro interino da Saúde, Adriano Massuda; o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Desastres (Cenad), Armin Braun; e o diretor de coordenação da Itaipu Binacional, Carlos Carboni. O grupo acompanhará duas equipes da Defesa Civil.

"O presidente Lula determinou que todo o apoio seja levado à população paranaense", afirmou Gleisi ao anunciar a comitiva em seu perfil no X.

Mais cedo, Gleisi — que também é deputada federal pelo Paraná — manifestou solidariedade às famílias atingidas pelo tornado e ressaltou que a Defesa Civil e o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional "não medirão esforços para amparar" as vítimas.