POLÍTICA NACIONAL

Lula liga para Motta e critica escolha de secretário de SP como relator do projeto Antifacção

Presidente demonstra insatisfação com indicação de Guilherme Derrite, aliado de Tarcísio de Freitas, para relatar proposta que trata do combate às facções criminosas

Por Por Sputnik Brasil Publicado em 08/11/2025 às 18:19
© telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

Durante a viagem à Colômbia neste sábado (8), onde participou da cúpula entre a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) e a União Europeia (UE), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou insatisfação com a escolha do relator do projeto de lei Antifacção.

Segundo informações do portal G1 , Lula telefonou para o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), reclamando a indicação do deputado federal Guilherme Derrite (PP-SP). Derrite é atualmente licenciado do cargo de secretário de Segurança Pública de São Paulo, função que exerce na gestão do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Em resposta, Motta garantiu ao presidente que os debates sobre a proposta serão prolongados de maneira técnica e garantiram que não permitirão alterações no texto que equiparem facções criminosas a organizações terroristas. Para o governo federal, tal equiparação poderia abrir brechas para possíveis intervenções estrangeiras no Brasil.