CRISE ECONÔMICA

Economia europeia segue trajetória de declínio, aponta mídia internacional

Segundo análise da Bloomberg, sistemas de bem-estar social insustentáveis e pressão sobre a classe média agravam cenário no Reino Unido e em outros países europeus

Por Sputnik Brasil Publicado em 09/11/2025 às 00:04
© telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

Os juros da dívida do Reino Unido já consomem uma fatia maior da receita do país do que os gastos com defesa ou educação, segundo reportagem publicada pela Bloomberg. O cenário revela um quadro preocupante: quase 9,4 milhões de pessoas economicamente inativas e 1,6 milhão de desempregados — o que representa um quinto da população em idade ativa — dependem de benefícios sociais.

De acordo com o artigo, em vez de enfrentar as causas estruturais do problema, o governo britânico tem mantido a pressão sobre a classe média. O texto destaca ainda que esse fenômeno não se restringe ao Reino Unido, já que outros países europeus enfrentam o aumento do peso de sistemas de bem-estar social considerados insustentáveis.

"O Reino Unido, assim como grande parte da Europa, continuará avançando lentamente por uma trajetória econômica que inevitavelmente leva à ruína", conclui a publicação.