CINEMA & RELIGIÃO

Papa revela seus quatro filmes preferidos; 'A Noviça Rebelde' está na lista

Pontífice destaca clássicos que abordam temas de família, esperança e superação; encontro com estrelas do cinema ocorre neste fim de semana no Vaticano

Publicado em 12/11/2025 às 07:55
O papa Leão XIV Reprodução / Instagram

O papa Leão XIV revelou, nesta semana, seus quatro filmes preferidos, pouco antes de se reunir com grandes nomes do cinema no Vaticano. Entre os títulos escolhidos pelo pontífice da Igreja Católica, destacam-se clássicos que abordam temas como família, amizade e superação:

- A Felicidade Não Se Compra (1946);

- A Noviça Rebelde (1965);

- Gente Como a Gente (1980);

- A Vida É Bela (1997).

No próximo fim de semana, Leão XIV participará de uma audiência com estrelas como Cate Blanchett, Chris Pine, Alison Brie, Dave Franco, Viggo Mortensen e Adam Scott. O encontro reunirá ainda diretores premiados, como Spike Lee, George Miller e Gus Van Sant, além de Joanna Hogg, Tony Kaye e Julie Taymor.

Os filmes preferidos do papa refletem valores como resiliência e esperança. 'A Felicidade Não Se Compra', de Frank Capra, narra a trajetória de um homem que descobre o impacto positivo de sua existência na vida dos outros. Já 'A Noviça Rebelde', dirigido por Robert Wise, retrata a luta da família Von Trapp para sobreviver durante a Segunda Guerra Mundial.

'Gente Como a Gente', dirigido por Robert Redford, aborda o trauma vivido por uma família após a perda de um dos filhos. Por fim, 'A Vida é Bela', de Roberto Benigni, conta a emocionante história de um pai judeu que busca proteger o filho dos horrores dos campos de concentração nazistas.

De acordo com comunicado do Vaticano, o papa sempre apreciou a sétima arte e deseja aprofundar o diálogo com o universo cinematográfico, "explorando as possibilidades que a criatividade artística oferece à missão da Igreja e à promoção dos valores humanos".

Os encontros entre pontífices e artistas no Vaticano não são novidade. Em 2023, o papa Francisco, antecessor de Leão XIV, reuniu-se com artistas plásticos. Já em 2024, recebeu comediantes de diversos países, incluindo os brasileiros Fábio Porchat e Cacau Protásio, além de nomes internacionais como Whoopi Goldberg, Chris Rock, Florinda Meza e os apresentadores Conan O'Brien, Stephen Colbert e Jimmy Fallon.

O evento é promovido pelo órgão da Igreja para Cultura e Educação, em continuidade ao recente Jubileu dos Artistas e do Mundo da Cultura, celebrado em fevereiro deste ano.