EDUCAÇÃO E CIDADANIA

Enem 2025 terá provas extras por causa de tornado e da COP-30

Estudantes de cidades do Pará e do Paraná farão o exame em datas alternativas devido a eventos climáticos e à realização da conferência internacional em Belém.

Publicado em 17/11/2025 às 08:52

A aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 foi concluída no domingo, 16, para a maior parte do Brasil. No entanto, estudantes de duas regiões ainda prestarão o exame em datas alternativas.

No Pará, as provas serão realizadas nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro para os participantes de Belém, Ananindeua e Marituba. O motivo é a realização da COP-30, conferência internacional sobre mudanças climáticas, que acontece na capital paraense desde a última segunda-feira, 10, mobilizando grande parte da estrutura local durante o período regular do Enem.

Já em Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, a Secretaria de Estado da Educação suspendeu a aplicação do Enem após um tornado destruir 90% da cidade, inviabilizando as condições para a realização das provas. A reaplicação para os 106 alunos afetados está marcada para os dias 16 e 17 de dezembro.

Segundo o protocolo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em situações de força maior — como em municípios atingidos por desastres naturais — os estudantes têm direito à reaplicação do exame.

O Paraná registrou sete mortes e mais de 800 feridos em decorrência da tempestade que atingiu a região na noite de 7 de novembro. Rio Bonito do Iguaçu foi o município mais atingido: dos 14 mil habitantes, pelo menos 11 mil foram impactados.

O Inep informou que aproximadamente 70% dos mais de 4,81 milhões de inscritos compareceram aos dois domingos de provas do Enem, percentual semelhante ao de anos anteriores. O balanço ainda é preliminar; os dados definitivos serão divulgados junto com o resultado do exame, em janeiro de 2026.