ASTROFÍSICA

Cientistas revelam origem dos raios cósmicos mais energéticos da nossa galáxia

Estudo realizado com observatório chinês identifica microquasares como aceleradores de partículas responsáveis pelos raios cósmicos de alta energia na Via Láctea

Publicado em 19/11/2025 às 02:03
© telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

Cientistas que utilizam o Observatório de Alta Altitude (LHAASO), localizado na China, revelaram que os microquasares — sistemas formados por buracos negros e estrelas companheiras — atuam como poderosos aceleradores de partículas e podem ter papel fundamental na geração dos raios cósmicos mais energéticos da Via Láctea, segundo a agência Xinhua.

"Os estudos não só revelam os principais mecanismos por trás das origens dos raios cósmicos, mas também aprimoram nosso entendimento sobre os processos físicos extremos presentes em sistemas de buracos negros", afirmou Cao Zhen, pesquisador principal do LHAASO e acadêmico da Academia Chinesa de Ciências (CAS).

Os raios cósmicos são partículas carregadas originárias do espaço sideral, compostas principalmente por prótons. A origem desses raios é considerada uma das questões mais relevantes da astrofísica moderna.

Siga a @sputnikbrasil no Telegram

Por Sputnik Brasil