CRISE NO LESTE EUROPEU

Zelensky destaca fortalecimento da diplomacia e aposta em avanços concretos pela paz

Presidente ucraniano afirma que prioridade é paz sólida e respeito à soberania; Casa Branca pode concluir acordo até quinta-feira

Por Patricia Lara Publicado em 24/11/2025 às 06:41
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky © AP Photo / Efrem Lukatsky

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou neste domingo, em publicação na rede social X, que a diplomacia foi revigorada e expressou a expectativa de que os resultados tragam avanços concretos para o país.

"A Ucrânia nunca quis a guerra e nunca seremos um obstáculo à paz", declarou Zelensky. Ele ressaltou ainda que a principal prioridade é uma paz sólida, segurança garantida, respeito ao povo ucraniano e homenagem a todos que deram suas vidas defendendo a Ucrânia da agressão russa.

O líder ucraniano destacou que milhões de cidadãos apoiam firmemente a posição do Estado. "Há um apoio firme à nossa independência e à soberania ucraniana. O povo deve se beneficiar de todas as decisões políticas", pontuou.

Em paralelo, o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, afirmou que o plano da Casa Branca para um acordo de paz entre Rússia e Ucrânia poderá ser finalizado até quinta-feira, 27.

Para o Deutsche Bank, o desdobramento geopolítico mais relevante pode ser a resposta da Ucrânia ao ultimato, embora os EUA tenham sinalizado, durante o fim de semana, alguma margem para negociação.

Contato: [email protected]