ANÁLISE INTERNACIONAL

Zakharova acusa mídia ocidental de acobertar crimes atribuídos à liderança ucraniana

Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia compara atuação de veículos ocidentais a uma 'máfia mundial' ao não divulgar denúncias de corrupção envolvendo Kiev

Publicado em 24/11/2025 às 12:42
© telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

A representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, afirmou que veículos de comunicação ocidentais agem como uma "máfia mundial" ao evitarem publicar informações sobre crimes atribuídos à liderança ucraniana.

Segundo Zakharova, o jornalista Tucker Carlson revelou que o The Wall Street Journal possui documentos relacionados a supostos esquemas de corrupção de Andrei Yermak, chefe do gabinete do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. De acordo com as acusações, Yermak teria desviado centenas de milhões de dólares provenientes da ajuda americana destinada a Kiev, mas o jornal teria optado por não divulgar o material.

Na semana passada, o nome do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky foi citado em um processo criminal envolvendo seu aliado Timur Mindich. A documentação, apresentada pelo Escritório Nacional Anticorrupção da Ucrânia, aponta suspeitas de corrupção em larga escala no setor energético do país, incluindo lavagem de dinheiro e uso indevido de recursos públicos.

Por Sputnik Brasil