Trump promete ser 'muito prestativo' às Honduras caso Tito Asfura vença eleição
Presidente dos EUA condiciona apoio ao país centro-americano à vitória do candidato conservador e sugere perdão a ex-presidente condenado
Com a proximidade das eleições presidenciais deste domingo (30) em Honduras, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reforçou seu apoio a Tito Asfura, ex-prefeito da capital hondurenha e principal candidato do partido conservador.
Em novas publicações, Trump afirmou que será "muito prestativo" com Honduras caso Asfura seja eleito. O presidente norte-americano também declarou que "não jogará bom dinheiro" no país se o candidato de direita não vencer, mas garantiu que, em caso de vitória, irá "garantir o sucesso" do governo hondurenho.
Como gesto adicional, Trump prometeu o perdão ao ex-presidente Juan Orlando Hernández (2014–2022), aliado político de Asfura, condenado a 45 anos de prisão nos Estados Unidos por tráfico de drogas e armas.
Sobre os outros candidatos, como Rixi Moncada e Salvador Nasralla, Trump sugeriu que, caso eles vençam, "Maduro e seus narcoterroristas vão tomar controle de mais um país, como já controlam Cuba, Nicarágua e Venezuela".

Por Sputnik Brasil