JUSTIÇA NOS EUA

Suprema Corte dos EUA avalia poder de Trump para demitir membros de agências federais

Tribunal analisa recurso do governo Trump que pode ampliar autoridade presidencial sobre órgãos independentes e impactar instituições como o Fed.

Publicado em 08/12/2025 às 07:11
Suprema Corte dos EUA avalia poder de Trump para demitir membros de agências federais Reprodução / internet

A Suprema Corte dos Estados Unidos deve analisar nesta segunda-feira (8) um recurso apresentado pelo governo Donald Trump que busca ampliar o poder do presidente de demitir dirigentes de agências federais independentes.

O caso em pauta envolve a exoneração, sem justa causa, de uma integrante da Comissão Federal de Comércio (FTC). Os advogados do governo defendem a revogação de uma decisão de 1935 que impõe limites à demissão desses dirigentes.

A maioria conservadora do tribunal já sinalizou apoio à tese do governo e autorizou demissões enquanto os processos tramitam. A Corte também deve decidir se juízes podem determinar a reintegração de autoridades demitidas, o que pode ter impacto direto em instituições como o Federal Reserve (Fed), o banco central americano.

Fonte: Associated Press. Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.