JUSTIÇA INTERNACIONAL

Juiz determina prisão preventiva de cinco meses para ex-presidente boliviano Luis Arce

Ex-mandatário é acusado de envolvimento em desvio de recursos do Fundo de Desenvolvimento Indígena; defesa alega motivação política.

Por Sputinik Brasil Publicado em 12/12/2025 às 19:38
Ex-presidente boliviano Luis Arce recebe ordem de prisão preventiva por suposto desvio de recursos públicos. © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

O ex-presidente da Bolívia, Luis Arce (2020–2025), foi condenado a cumprir cinco meses de prisão preventiva nesta sexta-feira (12).

De acordo com veículos de comunicação locais, o juiz anticorrupção Elmer Laura determinou a medida após considerar a participação de Arce no desfalque do Fundo de Desenvolvimento Indígena Originário Camponês (Fondioc). A decisão foi anunciada durante uma audiência cautelar, fundamentada no entendimento de que o crime resultou em grave dano econômico ao país.

O magistrado também informou que Arce será transferido para o centro penitenciário de San Pedro. Mais cedo, durante a audiência, o ex-chefe de Estado declarou ser inocente e afirmou que sua prisão possui "aspectos claramente políticos". Nesta semana, Arce foi detido no bairro de Sopocachi, em La Paz. Segundo ele, não foi apresentada nenhuma ordem de detenção no momento da abordagem, motivo pelo qual classificou a medida como "ilegal".