Aeromóvel em Guarulhos interrompe operação e passageiros desembarcam nos trilhos
Parada de segurança foi motivada por fortes chuvas; sistema atualmente atende apenas funcionários do aeroporto
O Aeromóvel, sistema de transporte sobre trilhos que conecta os terminais do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, à Linha 13-Jade da CPTM, teve sua operação interrompida na noite de quinta-feira (15) devido ao alto volume de chuvas na região.
Funcionários do aeroporto que estavam a bordo precisaram desembarcar sobre os trilhos durante a parada. Inicialmente, publicações nas redes sociais sugeriram um possível descarrilamento do vagão. No entanto, a concessionária AeroGru, responsável pelo sistema, negou a hipótese e esclareceu que se tratou apenas de uma "parada de segurança" por conta das condições climáticas adversas. Segundo a empresa, todos os passageiros foram desembarcados com segurança.
Atualmente, o Aeromóvel atende exclusivamente funcionários do Aeroporto de Guarulhos. A previsão é que o serviço seja aberto ao público geral nos primeiros meses de 2026.
O novo sistema substituirá os ônibus gratuitos que hoje realizam o trajeto entre os terminais, percurso que leva cerca de 20 minutos, dependendo do trânsito, conforme informações da concessionária GRU Airport.
Construída a 11 metros do solo, a linha do Aeromóvel tem 2.700 metros de extensão e será operada por três trens, cada um com capacidade para 200 passageiros.
O sistema terá potencial para transportar até 2 mil usuários por hora, gratuitamente, em viagens de aproximadamente 6 minutos até o último terminal.