"Não nos diz respeito", afirma Putin sobre tentativa de Trump de comprar a Groenlândia
Presidente russo comenta proposta dos EUA à Dinamarca e relembra negociações históricas de terras, como a compra do Alasca.
A tentativa do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de adquirir a Groenlândia da Dinamarca "não nos diz respeito de forma alguma", afirmou o presidente russo Vladimir Putin durante discurso na reunião do Conselho de Segurança da Rússia, nesta quarta-feira, 21.
Putin destacou a experiência passada dos Estados Unidos em adquirir territórios de outros países, como Rússia e Dinamarca, e traçou um paralelo entre a Groenlândia e o Alasca, região comprada pelos EUA da Rússia no século XIX.
"Se compararmos com o custo da aquisição do Alasca pelos Estados Unidos, o preço da Groenlândia seria, bem, em torno de US$ 200 a 250 milhões," sugeriu Putin. "Se considerarmos o preço do ouro naquela época, esse valor seria ainda maior, provavelmente perto de US$ 1 bilhão. Bem, acredito que os Estados Unidos podem arcar com esse valor."
O presidente russo também comentou que a Dinamarca "sempre tratou a Groenlândia como uma colônia, e a tratou de forma bastante dura, se não cruel".
"Mas, certamente, não nos diz respeito. Acho que eles resolverão isso entre eles," concluiu Putin.
Fonte: Associated Press.
Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.