Papa relançará pacto global de Francisco para educação
Leão XIV publicará novo documento no dia 28 de outubro
O papa Leão XIV publicará, no próximo dia 28 de outubro, um documento com o objetivo de relançar o pacto global pela educação — iniciativa do falecido papa Francisco que, segundo o Vaticano, "teve extraordinária repercussão em muitas regiões do mundo".
O anúncio foi feito nesta quarta-feira (22), durante uma coletiva de imprensa no Vaticano, pelo cardeal português José Tolentino de Mendonça, prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação da Santa Sé.
Na ocasião, o cardeal apresentou o Jubileu da Educação, que acontecerá de 27 de outubro a 1º de novembro e contará com a participação de mais de 20 mil pessoas. Ele também destacou os 60 anos da declaração conciliar "Gravissimum Educationis", no dia 28.
Segundo Tolentino, o documento conciliar é "fundamental, com forte impacto na visão contemporânea da educação", por abordar os desafios atuais e ressaltar a importância da formação para a construção da paz.
"A educação é o novo nome da paz e coloca a esperança no mapa do presente e do futuro", afirmou.
O cardeal acrescentou ainda que "o texto conciliar teve papel decisivo dentro e fora da Igreja, especialmente por afirmar "o direito universal à educação" e promover "uma mudança de linguagem" ao tratar a escola não apenas como instituição, mas como "comunidade educativa".
Além disso, Tolentino explicou que o Papa decidiu associar o Jubileu da Educação à figura de São João Henrique Newman, reconhecido como educador extraordinário e grande inspirador da filosofia da educação.
"Sabemos que ele será declarado Doutor da Igreja na celebração de 1º de novembro, missa conclusiva do Jubileu da Educação Mundial. Mas isso não é tudo", adiantou.
De acordo com o cardeal, no documento que será publicado na próxima terça-feira, o Papa anunciará com "grande alegria" a nomeação de São João Henrique Newman como copatrono da missão educativa da Igreja, ao lado de São Tomás de Aquino.