Vaticano conserva carta que está na origem de cisma anglicano
No documento, rei Henrique VIII pedia anulação de seu casamento
Em meio à histórica visita do rei Charles III ao Vaticano, fontes da Santa Sé revelaram que os Arquivos do Estado papal ainda conservam o pergaminho original de 1530 no qual Henrique VIII solicitou formalmente a anulação de seu casamento com a rainha Catarina de Aragão.
A negativa do papa Clemente VII ao pedido do monarca inglês seria o estopim para um dos maiores cismas da história do cristianismo no Ocidente, com o rompimento entre as igrejas Anglicana e Católica Romana.
O pedido de Henrique VIII é um testemunho material da intensa pressão diplomática exercida pela coroa inglesa sobre a Santa Sé, reforçada pelos selos de 85 nobres para destacar o apoio da elite do reino à causa do monarca.
A carta, de grandes dimensões e meticulosamente preservada, exibe 83 assinaturas distribuídas em 13 colunas, traçadas no pergaminho por uma fita de seda vermelha.
Clemente VII recusou o pedido, mas Henrique VIII se divorciou mesmo assim de Catarina de Aragão, que não lhe dera um herdeiro homem, e depois de casou com Ana Bolena, culminando no cisma da Igreja Anglicana, que perdura até hoje.
Charles III, enquanto soberano do Reino Unido, é o chefe da religião, embora a liderança espiritual fique a cargo da Arquidiocese da Cantuária.