POLÍTICA

Lula centraliza decisão e prioriza nome de confiança para vaga de Barroso no STF

Presidente sinaliza que ouvirá Davi Alcolumbre, mas aliados veem a indicação como prerrogativa presidencial. O ministro Jorge Messias, da AGU, é apontado como favorito nos bastidores do Planalto.

Por Redação com agências Publicado em 16/10/2025 às 09:29
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva © AP Photo / Eraldo Peres

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá conversar com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), sobre o nome que indicará para a vaga do ministro Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF). No entanto, auxiliares do presidente afirmam que a decisão final será centralizada por Lula, que não abrirá mão de nomear alguém de sua estrita confiança.

Apesar de o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) ser o preferido de Alcolumbre e de parte do STF, o entorno presidencial tem como favorito o ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias.

Gesto à Corte e Articulação no Senado

Lula já se reuniu com ministros do STF na noite de terça-feira, em um encontro que, segundo aliados, foi um gesto de respeito à Corte, mas que não deve alterar o rumo da escolha. Na ocasião, magistrados como Gilmar Mendes, Flávio Dino, Cristiano Zanin e Alexandre de Moraes transmitiram a expectativa de um nome de "peso", capaz de preservar a autoridade institucional do tribunal.

O presidente reforçou que está refletindo para fazer uma "boa escolha". A avaliação de aliados do PT é que, ao se reunir com Davi Alcolumbre, Lula já terá tomado a decisão e apresentará o nome como fato consumado.

O apoio de Alcolumbre é considerado crucial, pois o indicado de Lula precisará ser aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e, em seguida, pelo plenário da Casa, necessitando de um mínimo de 41 votos.