OPERAÇÃO POLICIAL

PF realiza buscas contra dirigente do Podemos e ex-secretários de Tocantins

Ação faz parte da Operação Overclean, que investiga fraudes e pagamento de propina em contratos públicos com recursos de emendas parlamentares

Publicado em 31/10/2025 às 10:40
© Divulgação / Polícia Federal

A Polícia Federal cumpriu, nesta sexta-feira (31), mandados de busca e apreensão contra o secretário nacional do Podemos, Luiz França, e ex-secretários do governo do Tocantins, em mais uma etapa da Operação Overclean, que apura desvios em emendas parlamentares.

O secretário Luiz França foi alvo das buscas em Brasília. Esta oitava fase da operação ampliou o foco das investigações para licitações no Estado do Tocantins, após a coleta de provas que apontam a atuação de um grupo de empresários na fraude de processos licitatórios. Até o momento, nem a defesa dos investigados nem o partido se manifestaram sobre o caso. O espaço segue aberto para posicionamentos.

Segundo a investigação, o grupo liderado pelo empresário Alex Parente teria obtido contratos públicos em Tocantins de forma fraudulenta, mediante o pagamento de propina a servidores. Foram cumpridos cinco mandados de busca em Brasília, São Paulo, Palmas e Gurupi (TO).

Para aprofundar as apurações, a PF também realizou buscas contra Éder Martins Fernandes, ex-secretário de Educação do Tocantins, e Claudinei Aparecido Quaresemin, ex-secretário extraordinário de Parcerias e Investimentos do Estado. Ítalo Moreira de Almeida, ex-diretor da Secretaria de Educação de Goiânia, também foi alvo da operação.

A ação foi autorizada pelo ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF).