CONGRESSO NACIONAL

CPMI do INSS ouve Onyx Lorenzoni nesta quinta-feira

Ex-ministro do Trabalho e da Previdência será ouvido pela comissão após votação de requerimentos; sessão ocorre no Senado, a partir das 9h.

Publicado em 05/11/2025 às 19:25
Onyx Lorenzoni na tribuna do Plenário da Câmara dos Deputados Arquivo Câmara dos Deputados

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS ouve nesta quinta-feira (6) o ex-ministro do Trabalho e da Previdência, Onyx Lorenzoni. O depoimento está previsto para acontecer logo após a votação dos requerimentos, marcada para as 9 horas, no plenário 2 da ala Nilo Coelho, no Senado.

Em uma de suas primeiras decisões, a CPMI definiu que ouviria todos os ex-ministros da Previdência e ex-diretores do INSS desde 2015. Onyx ocupou o comando da Pasta entre julho de 2021 e março de 2022, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Os convites para o comparecimento de Onyx à comissão foram apresentados pelo deputado Rogério Correia (PT-MG), pelo senador Randolfe Rodrigues (PT-AP) e pela senadora Leila Barros (PDT-DF).

Randolfe argumenta que, segundo reportagens veiculadas na imprensa, “o ex-ministro teria recebido doação vultosa de representante de outra entidade suspeita de fraudar os descontos" de aposentados e pensionistas do INSS.

Requerimentos em pauta
A comissão irá votar 186 requerimentos nesta sessão. Um deles, de autoria do deputado Paulo Pimenta (PT-RS), solicita a acareação entre o advogado Eli Cohen e o empresário Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como "Careca do INSS". O vice-presidente da comissão, deputado Duarte Jr. (PSB-MA), também apresentou requerimento no mesmo sentido.

O relator da CPMI, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), apresentou requerimento para convocação do empresário Andre Piacentini Arnus, sócio-administrador da BMG Corretora de Seguros. Segundo Gaspar, a BMG estaria entre as beneficiárias de recursos provenientes de entidades associativas envolvidas em fraudes de descontos em benefícios do INSS.

A reunião é interativa; envie sua pergunta

A CPMI do INSS é presidida pelo senador Carlos Viana (Podemos-MG).