INVESTIGAÇÃO FEDERAL

Prefeito afastado de Sorocaba já cogitou disputar governo de SP, Senado e Presidência

Rodrigo Manga, investigado por suspeita de desvios na Saúde, alternou planos para 2026 e chegou a anunciar pré-candidatura ao Planalto. Pesquisa o coloca em sétimo lugar na disputa pelo Senado.

Publicado em 07/11/2025 às 17:53
Reprodução / Instagram

O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), foi afastado do cargo por 180 dias por decisão judicial, em meio a uma investigação da Polícia Federal sobre supostos desvios de recursos na área da Saúde. Conhecido por seu perfil popular no TikTok, onde publica vídeos bem-humorados sobre sua gestão, Manga já manifestou interesse em disputar cargos como governador de São Paulo, senador e até presidente da República.

No início deste ano, Manga afirmou ter recebido convite do PRTB, partido de Pablo Marçal, para concorrer ao governo paulista em 2026. Na ocasião, declarou que conversaria com Marcos Pereira, presidente nacional do Republicanos — mesma sigla do governador Tarcísio de Freitas — para definir os rumos partidários.

Segundo pesquisa do instituto Paraná Pesquisas divulgada em 26 de agosto, Manga aparece com 8,6% das intenções de voto para o governo do Estado, em um cenário sem Tarcísio, que pode disputar a Presidência em 2026. O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), lidera com 29,4%, seguido por Márcio França (PSB), ministro do Empreendedorismo, com 14,2%.

Em 1º de abril, Manga publicou um vídeo no TikTok afirmando que aceitou convite para ser pré-candidato à Presidência da República. “Para que a gente possa replicar o bom trabalho da cidade de Sorocaba em todo o Brasil. Só não saio candidato se o (Jair) Bolsonaro sair”, declarou. Ao portal Poder360, ele disse que concorreria pelo PRTB e que tinha apoio do Republicanos, negando que se tratasse de uma brincadeira de 1º de abril.

Já em setembro, em entrevista à Jovem Pan, Manga informou ter decidido, junto ao Republicanos, ser pré-candidato ao Senado por São Paulo em 2026. “Pré-candidato ao Senado. Acabou qualquer outra. Tudo que foi estipulado de presidente, governador, bateu o martelo do partido: pré-candidato ao Senado, acabou”, afirmou.

Em pesquisa do Paraná Pesquisas divulgada em 14 de outubro para o Senado, Manga aparece com 8,1% das intenções de voto, ocupando a sétima posição entre os nomes testados. Os favoritos para as duas vagas são Fernando Haddad (PT), com 37,8%, e Eduardo Bolsonaro (PL-SP), com 32,4%. Guilherme Derrite está em terceiro, com 20,8%.

Rodrigo Manga é alvo da Operação Copia e Cola, que teve sua segunda fase deflagrada nesta semana. A Polícia Federal investiga indícios de fraudes na contratação emergencial de uma organização social para administrar unidades de saúde municipais. O inquérito também apura operações suspeitas de lavagem de dinheiro, incluindo depósitos em espécie, pagamentos de boletos e transações imobiliárias.

Nesta etapa, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão, dois de prisão preventiva e houve bloqueio de bens no valor de R$ 6,5 milhões, além do afastamento temporário do prefeito.

Em vídeo publicado nas redes sociais, Manga afirmou que irá “verificar tudo o que aconteceu”. Já a defesa do prefeito declarou, em nota, que ele é vítima de “perseguição política”.