Lula viaja à Colômbia para cúpula da Celac e União Europeia
Presidente defende diálogo sobre presença militar dos EUA no Caribe e destaca importância da cooperação birregional
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca neste domingo (9) para Santa Marta, na Colômbia, onde participará da cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e da União Europeia (UE).
Em entrevista concedida a agências internacionais em Belém (PA), na semana passada, Lula avaliou que o encontro representa um ambiente adequado para discutir a presença militar dos Estados Unidos (EUA) no Caribe e na costa venezuelana.
“Só faz sentido a reunião da Celac, neste momento, se discutirmos a questão dos navios de guerra americanos nos mares da América Latina. Tive a oportunidade de conversar com o presidente [Donald] Trump sobre esse tema, ressaltando que a América Latina é uma zona de paz”, afirmou Lula.
“Somos uma zona de paz, não precisamos de guerra aqui. O problema que existe na Venezuela é político e deve ser resolvido pela via política”, acrescentou.
A cúpula acontece em um contexto de tensão no Caribe, após o envio de tropas terrestres, submarinos e navios militares dos EUA para a região. O governo de Donald Trump chegou a bombardear embarcações locais, alegando combate ao narcotráfico que abastece o mercado norte-americano.
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, alega que há interesses dos EUA nas reservas de petróleo venezuelanas e que o reforço militar visa tirá-lo do poder.
O encontro reunirá líderes dos 27 países da União Europeia e das 33 nações integrantes da Celac, com foco na retomada do diálogo birregional e nas negociações do acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia.
Esta será a quarta cúpula entre Celac e UE, e o décimo encontro entre as duas regiões desde 1999. A expectativa é consolidar a Declaração de Santa Marta e o Mapa do Caminho 2025-2027, que buscam transformar o diálogo em ações concretas.
A Colômbia exerce a presidência pro tempore da Celac em 2025, sucedendo Honduras; o Uruguai assumirá em 2026. O Brasil retomou sua participação na cúpula em janeiro de 2023, após três anos de ausência.
O evento segue até segunda-feira (10), mas Lula participa apenas do primeiro dia e retorna a Belém para a abertura da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).
Notícias relacionadas: