TRE de Alagoas julga ação que pode cassar mandato do deputado federal Paulão
Republicanos pede anulação de votos de João Catunda; decisão pode beneficiar ex-deputado Nivaldo Albuquerque
O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) julga, nesta segunda-feira (10), o processo que pode resultar na cassação do mandato do deputado federal Paulão (PT). A ação foi movida pelo Republicanos e, caso seja acolhida, poderá beneficiar o ex-deputado Nivaldo Albuquerque, filho do presidente estadual do partido.
De acordo com o processo, o Republicanos pede a anulação dos votos recebidos por João Catunda, candidato a deputado federal em 2022. A eventual exclusão desses votos alteraria o coeficiente eleitoral e poderia levar à perda do mandato de Paulão, eleito pelo Partido dos Trabalhadores.
Embora inicialmente não fosse citado na ação, o deputado conseguiu ingressar no processo como “assistente passivo”, após pedido apresentado por sua defesa. A medida garante a ele o direito de acompanhar e participar da sessão de julgamento marcada para esta segunda-feira.
Na semana passada, Paulão declarou estar tranquilo e confiante no resultado do julgamento. “Participarei da sessão com serenidade, acreditando que o bom direito será exercido”, afirmou o parlamentar.