Após encontro com Trump, 45% veem Lula mais forte e 30% mais fraco politicamente
Levantamento Genial/Quaest aponta que maioria dos brasileiros acredita em fortalecimento político de Lula após reunião com ex-presidente dos EUA; otimismo também marca expectativa sobre acordos comerciais.
A maioria dos brasileiros avaliou positivamente o desempenho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após o encontro com o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de acordo com pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, 12. Para 45% dos entrevistados, Lula saiu mais forte politicamente da reunião, enquanto 30% consideram que ele ficou mais fraco. Outros 10% acreditam que o presidente permaneceu igual e 15% não souberam ou preferiram não opinar.
O levantamento também revelou otimismo em relação às relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos. Questionados sobre a possibilidade de um acordo para reduzir tarifas, 51% dos participantes disseram acreditar que Lula e Trump chegarão a um entendimento, enquanto 39% consideram improvável uma convergência entre os dois líderes. A reunião aconteceu no último dia 26, no horário de Brasília, em Kuala Lumpur, na Malásia, durante a 47ª Cúpula de Líderes da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), da qual ambos participaram como convidados.
A pesquisa Genial/Quaest foi realizada entre os dias 6 e 9 de novembro, por meio de entrevistas presenciais, ouvindo 2.004 brasileiros com 16 anos ou mais em todas as regiões do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.