POLÍTICA

Cleitinho defende Bolsonaro e anuncia voto contra recondução de Gonet

Senador mineiro critica divisões na direita e pede união em apoio ao ex-presidente, além de se posicionar contra o procurador-geral da República

Publicado em 12/11/2025 às 10:14
Reprodução

Em pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (11), o senador Cleitinho (Republicanos-MG) destacou a necessidade de união entre os integrantes da direita em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro. O parlamentar criticou as "brigas entre aliados" e afirmou que o momento exige foco na situação de Bolsonaro, que cumpre prisão domiciliar após ser condenado a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado e outros quatro crimes.

— Essa briga, quem está vendo de camarote e rindo, é o inimigo. Está fazendo 100 dias que o Bolsonaro está preso. E a prioridade aqui é falar de campanha de senador, de campanha de governador, de campanha de presidente... Neste momento, todos nós, de direita, temos que estar unidos, defendendo a honra do Bolsonaro dessa covardia de julgamento que vão fazer com ele e não deixar que ele seja preso. Não pensem em eleição sem Bolsonaro. É isso que a gente tem que fazer — declarou Cleitinho.

O senador também afirmou que votará contra a recondução de Paulo Gonet ao cargo de procurador-geral da República. Segundo Cleitinho, o procurador foi "omisso" diante das ações relacionadas aos atos de 8 de janeiro. O parlamentar ainda pediu que os senadores alinhados a Bolsonaro também rejeitem a recondução de Gonet.

— Eu vou votar contra ele. Estou fazendo campanha contra ele, por mais que ele tenha poder para me julgar, para me condenar por eu ter falado a verdade. Se todos os senadores tiverem o posicionamento que estou tendo aqui, a gente barra o Paulo Gonet e não o deixa continuar sendo procurador-geral da República — afirmou.