INVESTIGAÇÃO PARLAMENTAR

CPMI ouve nesta quinta-feira Eric Fidelis, filho de ex-diretor do INSS

Advogado é investigado por movimentação financeira atípica e ligação com esquema que lesou aposentados e pensionistas

Publicado em 12/11/2025 às 18:21
Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do INSS Bruno Spada / Câmara dos Deputados

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS ouve nesta quinta-feira (13) o depoimento do advogado Eric Douglas Martins Fidelis, filho do ex-diretor de Benefícios do INSS, André Fidelis. A oitiva está marcada para após a votação de requerimentos de convocação e de quebras de sigilo bancário, que ocorrerá em reunião prevista para começar às 9 horas.

Veja a pauta completa

Segundo as investigações, Eric Fidelis, por meio de seu escritório de advocacia, manteve relações diretas com entidades ligadas ao INSS e teria recebido cerca de R$ 5,1 milhões de intermediários do esquema que prejudicou aposentados e pensionistas. Entre 2023 e 2024, o advogado movimentou mais de R$ 10,4 milhões.

Esse volume de recursos é considerado incompatível com a atividade advocatícia comum e pode indicar ocultação ou dissimulação de origem ilícita dos valores, segundo avaliação do presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), autor de um dos requerimentos de convocação.

Carlos Viana espera que o depoente esclareça sua relação, e a do pai, com o chamado "Careca do INSS" e com associações envolvidas em descontos irregulares aplicados a aposentados e pensionistas.

A convocação de Eric Fidelis também atende a requerimentos do senador Izalci Lucas (PL-DF) e dos deputados Duarte Jr. (PSB-MA), Rogério Correia (PT-MG), Sidney Leite (PSD-AM), Paulo Pimenta (PT-RS), Adriana Ventura (Novo-SP) e Coronel Fernanda (PL-MT).

A reunião será realizada na sala 2 da ala Nilo Coelho, no Senado Federal.

A audiência será interativa, mande suas perguntas.