Votação do projeto de combate ao crime organizado é marcada para terça-feira
Plenário discute proposta que endurece penas e amplia ações contra facções; relator pede mais tempo para ajustes no texto
A votação do projeto que estabelece o marco legal do combate ao crime organizado (Projeto de Lei 5582/25) foi agendada para a próxima terça-feira (18). O Plenário da Câmara iniciou nesta quarta-feira a discussão da proposta, considerada fundamental para o enfrentamento das facções criminosas no país.
"Teremos pauta única na próxima terça-feira para que a Casa possa fazer uma ampla discussão e a votação dessa matéria que é tão importante para nosso país", afirmou o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).
O adiamento da votação atendeu a um pedido do relator, deputado Guilherme Derrite (PP-SP), que ressaltou a necessidade de aprimorar o texto. "Meu substitutivo nunca foi linha de chegada, mas ponto de partida", destacou Derrite.
O relator informou ainda que incorporou "boas iniciativas" do projeto original, de autoria do governo, além de sugestões de outros parlamentares, com o objetivo de entregar um novo marco no combate ao crime organizado.