Comissão de Saúde da Câmara debate doenças inflamatórias intestinais
Audiência pública será realizada nesta terça-feira (18), às 17h, e busca ampliar o debate sobre diagnóstico, tratamento e políticas de assistência para doenças como Crohn e retocolite
A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados promove, na próxima terça-feira (18), uma audiência pública para discutir as doenças inflamatórias intestinais. O encontro será realizado de forma interativa, às 17 horas, no plenário 7.
Veja quem foi convidado para o debate
A iniciativa atende a um pedido da deputada Fernanda Pessoa (União-CE).
O objetivo é sensibilizar a sociedade e os parlamentares sobre o conhecimento e as especificidades dessas doenças, além de debater avanços científicos e pedagógicos que possam contribuir para o bem-estar das pessoas afetadas.
Números da doença
No Brasil, estima-se que cerca de 15 milhões de pessoas convivam com doenças inflamatórias intestinais.
“O objetivo do debate é alertar a população para a importância do diagnóstico precoce e do tratamento de doenças como diverticulite, doença de Crohn e retocolite, as mais comuns entre os brasileiros”, afirma a deputada Fernanda Pessoa.
Política de assistência
Neste ano, entrou em vigor a Lei 15.138/25, que institui a Política Nacional de Assistência, Conscientização e Orientação sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais — Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa.
A nova política será implementada de forma integrada pela União, estados, Distrito Federal e municípios, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).