CPI DO INSS

Relator informa prisão do pai de depoente durante sessão

Deputado Alfredo Gaspar comunica advogado Eric Fidelis sobre detenção de André Fidelis e pede colaboração na investigação sobre fraudes em aposentadorias

Publicado em 13/11/2025 às 12:42
Alfredo Gaspar Renato Araújo/Câmara dos Deputados

O relator da CPI do INSS, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), surpreendeu os presentes ao anunciar, durante a sessão desta quinta-feira (13), que o pai do depoente havia sido preso pela Polícia Federal (PF) no mesmo dia. O advogado Eric Fidelis, que prestava depoimento à comissão que investiga um esquema de desvio de aposentadorias, é filho de André Fidelis, ex-diretor de benefícios do INSS.

“Eu quero lamentar e lhe informar que o seu pai acaba de ser preso”, afirmou Gaspar logo no início da inquirição, apelando para que Eric colaborasse com a CPI. “Você ainda tem a oportunidade de salvar o seu pai e esclarecer os fatos.”

Segundo informações publicadas pelo Estadão, relatório de inteligência financeira do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), entregue à comissão, aponta que Eric movimentou R$ 12 milhões por meio de seu escritório de advocacia antes mesmo de sua abertura formal. Das receitas registradas, ao menos R$ 5,1 milhões teriam origem em entidades envolvidas em fraudes contra aposentados e pensionistas do INSS.

A Polícia Federal sustenta que o escritório de Eric Fidelis foi utilizado para intermediar propina paga a André Fidelis pelo empresário Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”. Orientado por sua defesa, Eric Fidelis optou por permanecer em silêncio diante das perguntas do relator. Ele possui habeas corpus concedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que lhe garante o direito de não responder a questionamentos que possam resultar em autoincriminação.