DIREITOS HUMANOS

Senado inaugura Sala Lilás para acolhimento de vítimas de violência no trabalho

Espaço garantirá atendimento sigiloso e humanizado a pessoas em situação de vulnerabilidade, promovendo ambiente institucional mais seguro e inclusivo

Publicado em 14/11/2025 às 17:24
Servidores serão atendidos por policiais legislativos em reunião agendada previamente e com privacidade assegurada Fonte: Agência Senado

Na próxima quarta-feira (19), o Senado Federal inaugura a Sala Lilás, um espaço dedicado ao acolhimento de pessoas em situação de violência no ambiente de trabalho.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Comitê Permanente pela Promoção da Igualdade de Gênero e Raça e a Polícia do Senado, inspirada no Programa Nacional das Salas Lilás, lançado em 2025 pelo governo federal. A primeira unidade do programa foi inaugurada em março deste ano, no Instituto de Medicina Legal (IML) da Paraíba, em João Pessoa, com foco no atendimento a vítimas de violência doméstica.

No Senado, o serviço será prestado inicialmente por uma legislação policial, com o objetivo de acolher não apenas mulheres, mas também homens e muitas pessoas em situação de vulnerabilidade no trabalho. O atendimento será realizado mediante agendamento, a fim de garantir privacidade e segurança aos solicitantes.

De acordo com a coordenadora do comitê, Stella Vaz, a criação da Sala Lilás contribui para disseminar boas práticas de acolhimento e fortalecer a cultura de respeito, equidade e dignidade no serviço público.

“Ao oferecer um seguro local para relatos de violência no ambiente de trabalho, o Senado reafirma sua responsabilidade na promoção de um ambiente institucional saudável, inclusivo e pautado na igualdade”, destaca Stella Vaz.

A Sala Lilás no Senado tem como objetivos principais:

  • Proporcionar atendimento sigiloso e humanizado a pessoas vítimas de violência no trabalho;
  • Oferecer suporte especializado, com policiais legislativos capacitados para lidar com situações de vulnerabilidade e violência;
  • Assegurar a privacidade e o respeito à intimidação da vítima, em ambiente reservado e acolhedor;
  • Fortalecer uma política institucional de equidade, diversidade e inclusão, em consonância com as diretrizes do Comitê de Gênero e Raça.

O novo espaço está localizado no Bloco 16, em frente ao Espaço do Servidor, no primeiro andar do Senado. Os atendimentos ocorrerão de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, mediante agendamento pelo e-mail [email protected] .