SEGURANÇA PÚBLICA

Sergio Moro critica atuação do governo federal no combate ao crime organizado

Senador afirma que propostas recentes são motivadas por interesses eleitorais e defende ações concretas de integração entre órgãos de segurança

Publicado em 18/11/2025 às 17:46
Sergio Moro (União-PR). Waldemir Barreto/Agência Senado

O senador Sergio Moro (União-PR) criticou, nesta terça-feira (18), a atuação e o histórico do governo federal no enfrentamento à criminalidade. Integrante da CPI do Crime Organizado, instalada em 4 de novembro, o parlamentar destacou que o momento é oportuno para discutir o tema com profundidade e promover mudanças estruturais.

Moro afirmou que o governo sempre foi “frouxo” no combate ao crime organizado e avaliou que a atual movimentação, incluindo a apresentação da PEC da Segurança e do chamado “PL Antifacção”, parece ser motivada pela proximidade do ano eleitoral.

— Pelo jeito, o governo federal, por razões políticas, eleitorais, despertou para a urgência da necessidade de alterar o seu posicionamento — declarou o senador.

Ele classificou a PEC como insuficiente, argumentando que apenas reproduz medidas já previstas em lei, como a cooperação entre polícias e órgãos de segurança. Para Moro, a solução está em ações concretas de integração e na criação de “Centros de Fusão” para atuação conjunta, sem necessidade de alteração constitucional.

— O que nós temos que fazer é aprofundar essa experiência, mas está longe a necessidade de mudar o texto constitucional — concluiu.

Lurya Rocha, sob supervisão de Patrícia Oliveira.