POLÍTICA

Lula sai em defesa do Pará após declaração de chanceler alemão

Presidente rebate comparação depreciativa feita por Friedrich Merz entre Belém e Berlim durante evento no Pará

Publicado em 18/11/2025 às 17:07

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu o estado do Pará nesta terça-feira (18), após declarações do primeiro-ministro alemão, Friedrich Merz, que comparou de forma depreciativa Belém (PA) a Berlim, capital da Alemanha, em fala realizada no último dia 13 de novembro.

“Berlim não oferece para ele 10% da qualidade que oferece o estado do Pará e a cidade de Belém”, afirmou Lula durante a cerimônia de inauguração da ponte que liga Xambioá (TO) a São Geraldo do Araguaia (PA).

A resposta do presidente veio após Merz afirmar publicamente que ninguém de sua equipe quis permanecer em Belém para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), alegando que Berlim seria uma cidade muito mais bonita.

Lula recordou em seu discurso que, quando decidiu sediar a COP30 no Pará, houve críticas e sugestões para que o evento ocorresse no Rio de Janeiro ou em São Paulo. “Reclamaram de muitas coisas, como o preço do refrigerante, mas nunca reclamaram do preço de uma água em um aeroporto internacional”, ironizou.

O presidente reforçou que faltou conhecimento por parte dos visitantes estrangeiros sobre a riqueza cultural e a hospitalidade do Pará.

“Ele, na verdade, devia ter ido em um boteco no Pará. Ele, na verdade, deveria ter dançado no Pará. Ele deveria ter provado a culinária do Pará. Porque ele ia perceber que Berlim não oferece para ele 10% da qualidade que oferece o estado do Pará, a cidade de Belém”, concluiu Lula.

Acompanhe a cobertura completa da EBC na COP30

Notícias relacionadas: