ELEIÇÕES 2024

Gleisi defende Haddad candidato em São Paulo e sugere retorno de Marina ao PT

Ministra da SRI afirma que Haddad deve disputar em SP e que Marina Silva pode voltar ao PT para fortalecer projeto de Lula

Publicado em 15/01/2026 às 16:53
Gleisi Hoffmann Reprodução / Instagram

A ministra da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Gleisi Hoffmann, defendeu nesta quinta-feira (15), em entrevista à CNN Brasil, a candidatura do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, nas eleições deste ano. Segundo ela, quem tem voto tem a "obrigação de entrar no front de batalha" para ajudar na reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

"Em uma eleição onde está em jogo a continuidade de um projeto, todos que participam dele têm a obrigação de lutar pela sua continuidade. Eu defendo que todos que estão no governo e que têm condição de ter voto, de disputar, ganhar eleição e ajudar o presidente Lula a ser reeleito devem ir para o front de batalha", afirmou Gleisi.

Gleisi também afirmou que a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, deve deixar a Rede Sustentabilidade e retornar ao PT, partido que deixou em 2009. Segundo ela, ainda é necessário discutir a posição de Marina no cenário político — se disputará o Senado ou buscará a reeleição para a Câmara.

A ministra destacou ainda a possibilidade de partidos do Centrão integrarem a coligação da campanha de Lula à reeleição. Segundo Gleisi, alianças são importantes para ampliar o tempo de televisão e, no contexto atual, parcerias com outras siglas são necessárias. Ela discordou da ideia de uma "chapa pura" com um petista na vice-presidência.

"É possível que alguns partidos do Centrão possam vir fazer coligação formal conosco. Se não acontecer, também não é grande o problema, a gente sabe das diferenças programáticas desses partidos conosco. Vão acontecer daí as alianças regionais, que já foi uma característica em 2022 e pode ser novamente em 2026", afirmou a ministra da SRI.