Equatorial Alagoas alerta para golpes em boletos de energia
Concessionária orienta consumidores sobre formas seguras de pagamento e reforça que funcionários não recebem dinheiro em espécie

A Equatorial Alagoas emitiu um alerta à população sobre golpes relacionados ao pagamento da conta de luz. A distribuidora reforça que os consumidores devem redobrar a atenção na hora de quitar seus boletos, garantindo que utilizam apenas os canais oficiais da empresa.
De acordo com o gerente de Experiência com o Cliente, Carlos Morais, é essencial verificar se o destinatário do pagamento está identificado como Equatorial Alagoas Distribuidora de Energia S.A. e conferir o CNPJ, disponível na própria fatura. “Hoje, o cliente tem várias opções para pagar a conta de luz: débito automático, casas lotéricas, agências bancárias, site oficial da Equatorial e maquinetas de cartão nos postos presenciais ou com agentes de campo devidamente identificados”, explica.
O pagamento via Pix também é permitido, mas deve ser feito apenas por meio do QR Code presente na conta ou pelas maquinetas dos agentes. “É importante destacar que colaboradores da Equatorial Alagoas nunca recebem dinheiro. Qualquer solicitação fora desses padrões deve ser encarada com desconfiança”, alerta Morais.
O débito automático, por sua vez, só é processado após solicitação expressa do cliente ao banco ou instituição financeira. A empresa recomenda que o consumidor esteja atento para evitar ativações indevidas ou golpes.
Outro ponto de atenção está no acesso aos serviços digitais. A Equatorial orienta que o consumidor não insira seus dados em sites desconhecidos ou acessados por mecanismos de busca. A recomendação é digitar diretamente o endereço www.equatorialenergia.com.br, selecionando o estado de Alagoas. Também está disponível o aplicativo oficial “Equatorial Energia”, nas lojas Google Play e App Store. Ao instalar, é preciso verificar o nome do desenvolvedor e os elementos visuais do app para evitar aplicativos falsos.
A empresa reforça que seu único canal de atendimento automatizado é a assistente virtual Clara, disponível via WhatsApp pelo número (82) 2126-9200.
A Equatorial ainda alerta que a única forma legítima de obter desconto na fatura é por meio da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), voltada para famílias de baixa renda. Qualquer outro tipo de desconto ou oferta deve ser considerado suspeito. “Se alguém prometer abatimento fora desses critérios, não pague e denuncie”, orienta Morais.
Caso o consumidor seja vítima de fraude, deve registrar o pedido de devolução junto ao banco onde o pagamento foi feito, além de formalizar um boletim de ocorrência, detalhando o máximo de informações possíveis: número do boleto, contatos recebidos e forma de pagamento.
Em caso de dúvidas, a Equatorial Alagoas orienta que os clientes procurem uma de suas agências de atendimento presencial ou entrem em contato pelo telefone 0800 082 0196 (ligação gratuita).