EDUCAÇÃO

ENCCEJA 2025: 8 municípios alagoanos serão polo de aplicação do exame em 3 de agosto

Por Yasmin Henrique / Ascom Seduc Publicado em 25/07/2025 às 11:37
Certificação só será concedida aos candidatos que alcançarem, no mínimo, 100 pontos nas quatro áreas de conhecimento Ana Paula Lins

Oito municípios alagoanos serão polos de aplicação da edição 2025 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). No próximo dia 3 de agosto, Maceió, Arapiraca, Rio Largo, São Miguel dos Campos, União dos Palmares, Porto Calvo, Santana de Ipanema e Delmiro Gouveia receberão as provas do exame, que serão realizadas nos turnos matutino e vespertino.

 

Candidatos já podem conferir seus locais de prova no Sistema Encceja (enccejanacional.inep.gov.br/encceja).

 

Destinado a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada, o Encceja é uma iniciativa gratuita e voluntária do Governo Federal que propicia ao participante aprovado o certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio.

 

Para participar, é preciso ter ao menos 15 anos completos (para o ensino fundamental) ou 18 anos (para o ensino médio). A certificação só será concedida aos candidatos que alcançarem, no mínimo, 100 pontos nas quatro áreas de conhecimento e nota igual ou superior a cinco na redação.

 

Horários

 

No turno matutino, os portões abrem às 8h, fecham às 8h45, e as provas acontecem das 9h às 13h. Já no segundo turno, os portões abrem às 14h30, fecham às 15h15 e as provas ocorrem das 15h30 às 20h30.

 

No ensino fundamental, os candidatos farão provas de Ciências, Matemática, Língua Portuguesa e Geografia. Já no ensino médio, serão aplicados testes de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Linguagens e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

 

Edição 2024

 

Em Alagoas, a edição de 2024 do Encceja contou com 10.456 participantes, superando os 9.613 inscritos no ano anterior. Maceió e Arapiraca lideraram em número de candidatos, com 5.483 e 2.832 inscritos, respectivamente.