EVENTO

42ª Expo Bacia Leiteira é aberta oficialmente em Batalha e demonstra potencial genético de Alagoas

Com entrada gratuita, a Expo Bacia Leiteira segue até o domingo (14), devendo atrair mais de 10 mil visitantes

Por BCCOM Assessoria de Comunicação Publicado em 11/09/2025 às 17:02

O Parque Mair Amaral, em Batalha/AL, recebeu, nesta quarta-feira (10), a solenidade de abertura da 42ª Expo Bacia Leiteira, maior evento da pecuária leiteira do Nordeste. A cerimônia foi aberta pelo prefeito Wagney Dantas, acompanhado de autoridades estaduais, municipais e representantes da cadeia produtiva, e marcou o início das atividades nos pavilhões e estandes, com abertura ao público. A solenidade também contou com apresentações culturais da banda fanfarra e do tradicional grupo de Coco de Roda.

Realizada pela Prefeitura de Batalha, pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri), e pela Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), a exposição reforça o protagonismo da Bacia Leiteira no cenário agropecuário do Nordeste.

Durante a abertura, o prefeito Wagney Dantas destacou que a edição deste ano deve contar com a participação de aproximadamente 400 animais em julgamentos e no torneio leiteiro, com a presença de criadores de Alagoas, Sergipe e Pernambuco. Além da exposição de animais, a feira reúne instituições financeiras, empresas de máquinas e implementos agrícolas, consolidando-se como espaço de negócios, lazer e integração para produtores e famílias da região.

“Alagoas é referência de qualidade e produtividade, e a Expo Bacia Leiteira é a vitrine desse potencial, reconhecido em todo o Nordeste. É um evento que vale para toda a família, reunindo tradição, inovação e oportunidade, e que movimenta a economia da região do sertão”, afirmou Wagney Dantas.

A Secretária de Estado da Agricultura, Aline Rodrigues, também prestigiou a abertura e destacou a importância do evento para impulsionar a produção, especialmente no âmbito da agricultura familiar. “Mais um ano importante para esta exposição, que realça e demonstra o potencial da produção de leite nessa região e toda a força da genética alagoana. Temos aqui cooperativas fornecedoras do programa Leite do Coração e estamos trazendo muitas capacitações, além de novidades como a parceria com a Embrapa Gado de Leite, para aprimorar ainda mais tecnicamente essa produção”, afirmou.

Encerrando a solenidade de abertura, o professor Magno Abreu, diretor do IFAL – Campus Batalha, proferiu a palestra magna “Produção de milho no semiárido”, destacando a importância do insumo para o fortalecimento da pecuária leiteira.

A programação deste ano também contempla uma agenda técnica de peso, com o Curso de Inseminação Artificial em Bovinos, julgamentos oficiais de raças, abertura dos pavilhões do artesanato, da indústria de laticínios, do empreendedorismo e da economia solidária, além do curso de pasteurização do leite. Outro destaque será a realização da 1ª edição do TecLeite Alagoas, visitas técnicas a propriedades rurais, a entrega da 2ª Comenda Mair Amaral e o tradicional Café com Cooperativismo.

Com entrada gratuita, a Expo Bacia Leiteira segue até o domingo (14), devendo atrair mais de 10 mil visitantes e movimentar cerca de R$ 15 milhões em negócios.