ABALO

Arapiraca registra tremor de terra confirmado por laboratório sismológico

Publicado em 12/09/2025 às 09:27

A informação é do laboratório da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN), que acompanha continuamente as atividades na região.

Segundo o laboratório, o tremor foi detectado às 15h00 UTC (12h00 no horário de Brasília) e apresentou magnitude preliminar de 1.7 na escala Richter. Moradores relataram que sentiram o abalo em diferentes áreas da cidade, embora não tenham sido registrados danos.

O último registro de atividade sísmica em Alagoas havia ocorrido no dia 13 de agosto, no município de Olho d’Água das Flores. Na ocasião, um tremor de 1.8 mR foi percebido por populares durante a madrugada.

De acordo com o LabSis/UFRN, o monitoramento sismográfico em Alagoas e em todo o Nordeste é realizado de forma contínua, por meio de estações que permitem identificar e analisar os fenômenos naturais.

Apesar da baixa intensidade, os pesquisadores ressaltam que registros como esse reforçam a importância do acompanhamento técnico para compreender a dinâmica dos abalos sísmicos que ocorrem na região.