CULTURA

Encontro Estadual de Museus de Alagoas fortalece políticas públicas para o setor

Por Lucas Borges / ASCOM Secult Publicado em 12/09/2025 às 15:38
Encontro Estadual de Museus faz parte do ciclo preparatório para o 9º Fórum Nacional de Museus Divulgação

A Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult) promove, no próximo 26 de setembro, o Encontro Estadual de Museus de Alagoas, a partir das 9h, no auditório da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, em Maceió. O evento contará com a parceria do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e integra o programa (Re)Conexões 2025, que faz parte das ações do Sistema Brasileiro de Museus. 

 

A iniciativa vai reunir profissionais do setor museológico, representantes do Ibram, do Sistema Brasileiro de Museus e do Sistema Alagoano de Museus, além de instituições de memória, redes e coletivos culturais. O objetivo é promover um espaço de diálogo contínuo para a construção e o fortalecimento de políticas públicas voltadas aos museus. 

 

Segundo a secretária de Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, o encontro consolida o compromisso do Estado com o desenvolvimento do campo museal. 

 

“Queremos que os museus de Alagoas tenham cada vez mais voz nas decisões nacionais e que sejam protagonistas no fortalecimento da memória e da identidade do nosso povo.” 

 

O Encontro Estadual de Museus faz parte do ciclo preparatório para o 9º Fórum Nacional de Museus, trazendo discussões sobre três eixos centrais: 

 

Reestruturação do Sistema Brasileiro de Museus 

 

Normatização do Fórum Nacional de Museus 

 

Institucionalização do Sistema de Participação Social do Ibram 

 

As contribuições coletadas nos grupos de trabalho serão sistematizadas e levadas para votação durante o Fórum, garantindo que as propostas contemplem diferentes realidades e perspectivas do setor. 

 

Programação 

 

A abertura contará com apresentação cultural do Grupo de Guerreiro Comigo Ninguém Pode, seguida pela palestra “TATU – Aplicativo de Inovação e Acessibilidade para Museus”, ministrada por Helder Lima (UFAL). Em seguida, será apresentada a proposta do programa (Re)Conexões 2025. 

 

No período da tarde, serão formados Grupos de Trabalho (GTs) para aprofundar o debate nos três eixos: 

 

GT1 – Reestruturação do Sistema Brasileiro de Museus

Mediador: Victor Souto

Relatora: Mira Dantas 

 

GT2 – Normatização do Fórum Nacional de Museus

Mediadora: Hildênia Oliveira

Relatora: Marcela Coutinho 

 

GT3 – Institucionalização do Sistema de Participação Social do Ibram

Mediadora: Mariana Marques

Relatora: Diana Vasconcelos 

 

O encerramento, às 16h30, reunirá as contribuições dos GTs para o (Re)Conexões.