Em Brasília, secretária Marília Albuquerque apresenta ações da Semu à ministra das Mulheres
A secretária de Estado da Mulher, Marília Albuquerque, se reuniu, em Brasília, com a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, para apresentar as ações, a estruturação e o planejamento de atuação da nova Secretaria de Estado da Mulher (Semu), instituída a partir da reestruturação da antiga secretaria, com o desmembramento da questão dos Direitos Humanos para uma pasta específica.
O plano apresentado durante o encontro, ocorrido na segunda-feira (15), é constituído por ações e metas com enfoque na saúde da mulher, enfrentamento às violências de gênero, autonomia financeira e igualdade de gênero. Além disso, também foi tratada a gestão e execução do Plano Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres de Alagoas.
O objetivo central da reunião foi alinhar o planejamento de atuação da Semu com a gestão federal, abrindo conversas para a implementação, em Alagoas, de projetos, programas e ações do Ministério das Mulheres.
“Estamos chegando agora na gestão e queremos ter o Ministério das Mulheres como um parceiro para todas as horas. Com essa união, as mulheres de Alagoas só têm a ganhar”, explicou a secretária Marília Albuquerque.
Durante a estadia em Brasília, a comitiva da Semu também tratou de questões burocráticas para a instalação da Casa da Mulher Brasileira. O equipamento, que visa garantir um atendimento integrado e humanizado para as mulheres em situação de violência, conta com investimento federal e será instalado no bairro Benedito Bentes, em Maceió.
O encontro também teve a finalidade de fortalecer os laços entre os órgãos para novas parcerias. A ministra Márcia Lopes ressaltou seu compromisso com as mulheres alagoanas e se colocou à disposição da Semu e do Governo de Alagoas.
Também participaram da reunião a coordenadora-geral de Fortalecimento da Rede de Atendimento do Ministério das Mulheres, Maura Luciane Souza; a assessora do Ministério das Mulheres, Julia Garani; e o secretário executivo da Semu, Pedro Henrique Monlevad.