Ciro Gomes anuncia saída do PDT e cogita candidatura de oposição ao PT em 2026

O ex-governador Ciro Gomes comunicou nesta sexta-feira (17) à direção do PDT a decisão de deixar o partido, após quase duas décadas de filiação. Segundo o jornal O Globo, citando aliados próximos, Ciro entregou uma carta ao presidente da legenda, Carlos Lupi, oficializando a saída.
Ciro avalia se filiar ao PSDB ou ao União Brasil para disputar as eleições presidenciais de 2026 em oposição ao PT do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Dirigentes do PDT afirmam que o pedido de desfiliação ainda não foi formalizado, mas reconhecem, em caráter reservado, que a saída do ex-governador é apenas uma questão de tempo. Carlos Lupi não foi localizado para comentar o assunto.
Há pouco menos de um mês, o Partido Liberal (PL), liderado por Valdemar Costa Neto, e que tem como principal nome o ex-presidente Jair Bolsonaro, estava próximo de formalizar apoio a Ciro, caso o político buscasse o cargo de governador do Ceará em 2026.
A aliança no Ceará é uma tentativa do PL de desidratar o poderio do PT no Nordeste, região na qual os petistas sempre tiveram ampla vantagem, em especial em cenários que envolvem o atual presidente Lula.
Para Valdemar, é importante que o PL construa uma base eleitoral no Nordeste, área na qual a legenda não tem a mesma força que organizou em outras regiões do Brasil.