CINEMA NACIONAL

Além de 'O agente secreto', três filmes brasileiros podem concorrer a indicações ao Oscar

O novo documentário de Petra Costa e dois curtas-metragens estão entre os títulos cotados em publicações americanas para disputar vagas nas categorias de documentário e curta-metragem.

Por Redação com agências Publicado em 15/10/2025 às 14:18

Com a expectativa alta para a performance do longa "O Agente Secreto" na temporada de premiações – filme cotado para cinco categorias, incluindo Melhor Filme e Melhor Filme Internacional – o cinema brasileiro tem mais três produções com chances de disputar uma vaga no Oscar 2026. Os títulos são um documentário de Petra Costa e dois curtas-metragens.

Documentários e Curtas em Destaque

"Apocalipse nos trópicos" (Petra Costa): A diretora, conhecida por "Democracia em vertigem", está bem cotada para a categoria de Melhor Documentário. Seu novo trabalho aborda o impacto da religião na política brasileira e teve passagens notáveis em festivais de prestígio, como Veneza, Telluride e Nova York.

"Amarela" (André Hayato Saito): Este curta-metragem de ficção é apontado como uma possibilidade para a categoria de Melhor Curta-Metragem de Ficção. O filme foi exibido no Festival de Cannes do ano passado, em Toronto e no HollyShorts. A trama acompanha Erika Oguihara (Melissa Uehara), uma adolescente nipo-brasileira que rejeita as tradições de sua família e lida com a violência em meio à euforia da final da Copa do Mundo de 1998.

"Alice" (Gabriel Novis): O curta-metragem se coloca como um possível concorrente a Melhor Curta Documental. O filme venceu o prêmio de melhor curta internacional de documentário no Hot Docs, em Toronto, e foi exibido em festivais como Guadalajara e Melbourne. O documentário acompanha Alice, uma mulher trans de Maceió que busca se firmar como artista, surfista e skatista, em meio a uma sociedade marcada pela violência e pelo preconceito.