Princesa Diana ganha estátua de cera em Paris
Museu Grévin inaugura escultura em tamanho real de Lady Di vestindo réplica do icônico 'Vestido da Vingança', marcando data simbólica para a história da princesa
O Museu Grévin, um dos mais tradicionais museus de cera da Europa, inaugurou na última quarta-feira, 19, em Paris, uma estátua em homenagem à Princesa Diana. A capital francesa foi palco do trágico acidente que resultou na morte da princesa, em 1997.
A escultura, em tamanho real, retrata Lady Di usando uma réplica fiel do emblemático 'Vestido da Vingança'. O modelo, criado pela estilista grega Christina Stambolian, foi usado por Diana em um jantar beneficente no mesmo dia em que o então príncipe Charles — hoje Rei Charles III — admitiu publicamente o relacionamento extraconjugal com Camila Parker Bowles, atual Rainha Camila. O vestido preto, justo e com os ombros caídos, deixou o colo da princesa à mostra e marcou época.
A escolha da data para a inauguração da estátua também é carregada de simbolismo: 19 de junho marca o aniversário de 30 anos da entrevista histórica concedida por Diana à BBC, em 1995. Na ocasião, conduzida pelo jornalista Martin Bashir, a princesa revelou detalhes sobre seu casamento, enfrentamentos pessoais como depressão pós-parto e bulimia, além da influência de Camila na relação com Charles.
Outro detalhe que chama a atenção é a localização da estátua dentro do museu. Os curadores decidiram posicionar Lady Di distante das figuras de cera do ex-marido e da sogra, a Rainha Elizabeth II, aproximando-a da escultura de Maria Antonieta, a célebre rainha francesa que também teve um destino trágico.