HOMENAGEM INTERNACIONAL

Princesa Diana ganha estátua de cera em Paris

Museu Grévin inaugura escultura em tamanho real de Lady Di vestindo réplica do icônico 'Vestido da Vingança', marcando data simbólica para a história da princesa

Publicado em 21/11/2025 às 14:42
Reprodução / Agência Brasil

O Museu Grévin, um dos mais tradicionais museus de cera da Europa, inaugurou na última quarta-feira, 19, em Paris, uma estátua em homenagem à Princesa Diana. A capital francesa foi palco do trágico acidente que resultou na morte da princesa, em 1997.

A escultura, em tamanho real, retrata Lady Di usando uma réplica fiel do emblemático 'Vestido da Vingança'. O modelo, criado pela estilista grega Christina Stambolian, foi usado por Diana em um jantar beneficente no mesmo dia em que o então príncipe Charles — hoje Rei Charles III — admitiu publicamente o relacionamento extraconjugal com Camila Parker Bowles, atual Rainha Camila. O vestido preto, justo e com os ombros caídos, deixou o colo da princesa à mostra e marcou época.

A escolha da data para a inauguração da estátua também é carregada de simbolismo: 19 de junho marca o aniversário de 30 anos da entrevista histórica concedida por Diana à BBC, em 1995. Na ocasião, conduzida pelo jornalista Martin Bashir, a princesa revelou detalhes sobre seu casamento, enfrentamentos pessoais como depressão pós-parto e bulimia, além da influência de Camila na relação com Charles.

Outro detalhe que chama a atenção é a localização da estátua dentro do museu. Os curadores decidiram posicionar Lady Di distante das figuras de cera do ex-marido e da sogra, a Rainha Elizabeth II, aproximando-a da escultura de Maria Antonieta, a célebre rainha francesa que também teve um destino trágico.